Dilermando de Aguiar avalia turno integral e promove mudanças para o ano letivo 2019

A educação inclusiva é um compromisso da administração municipal na rede municipal de ensino em Dilermando de Aguiar. Assim, de forma pioneira na região central do estado, o ensino público em tempo integral foi implantado, na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Valentim Bastianello. De acordo com a meta 06, do Plano Municipal de Educação, o município oferece educação em tempo integral em 50% de suas escolas buscando atender 25% dos alunos matriculados na educação básica do município.

Ainda em 2018 a escola, com o apoio da secretaria municipal de educação, direção da escola e um coordenador pedagógico, deu início nos projetos didático-pedagógicos nas terças e quintas-feiras. Os projetos engajaram-se em uma perspectiva social e educativa, de modo a oferecer aos alunos, de pré I ao 9º ano, o acesso ao conhecimento, à aprendizagem e às novas possibilidades. Para tanto, a proposta pedagógica dos projetos seguiu as áreas de conhecimento: Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Ciências Humanas, bem como buscou ir ao encontro do desenvolvimento das competências gerais elencadas na Base Nacional Comum Curricular. Nesse sentido, durante o ano de 2018 vários projetos perpassaram por, no mínimo, uma das áreas citadas. Dentre eles podemos citar os projetos: Meio Ambiente, Hora do Conto, Clubinho de Inglês, Espaço Prazeroso da Leitura, Jogos Matemáticos, Tiro de laço em vaca parada, Teatro, Judô, Práticas em Ciências, Comunicação e Expressão, Handebol, Violão, Informática, Dança Tradicionalista, Vôlei de areia, Dança e Movimento, Brinquedos e Brincadeiras Antigas, Music Time, Grupo Musical, Grafite e Futsal. Com a realização das atividades, a escola atendeu, durante o ano de 2018, 267 alunos em um ensaio de turno integral, os quais permaneceram durante os dois dias da semana , sete horas diárias na escola, com a oferta de quatro refeições, como orienta o Programa de Alimentação Escolar – PNAE.

Ao fazer uma análise dos primeiros quatro meses, a secretária municipal de educação, professora Marilei Oliveira, destaca a necessidade de readequação para o ano de 2019 tornando os projetos trimestrais, iniciando na primeira semana de abril e tendo como objetivo a interação com a comunidade, como o projeto de técnicas agrícolas e ciências, por exemplo; utilizando-se da perspectiva da pedagogia da alternância, metodologia já desenvolvida na instituição em anos anteriores, prevendo a interação escola-comunidade. Cabe destacar aqui, que fazendo uso de tal metodologia, além de resgatar a interação com as famílias, a contextualização rural, as possibilidades e perspectivas para o meio rural, a escola insere-se no Censo escolar com a proposta de turno integral, o que possibilitará o repasse do recurso ao município para o ano de 2020, possibilitando assim, um maior investimento na educação municipal.

A secretária informa ainda a necessidade da contratação de mais pessoal para atender a demanda e de uma avaliação semanal dos projetos por parte da coordenação, de forma a prever possíveis e necessários ajustes, acompanhando os profissionais, o desenvolvimento das atividades, a metodologia e o método de avaliação utilizada pelos mesmos.

Em 2019, os alnos desenvolverão projetos na escola, nas terças e quintas-feiras e nas comunidades nas segundas, quartas e sextas-feiras, nas com atividades dirigidas e previamente orientadas pelos profissionais, bem como, com avaliação posterior.

Texto: Arlei Silveira
Edição: Assessoria de Comunicação Social - PMDA