Equipe da AAPECAN divulga ações em Dilermando de Aguiar

Na quinta-feira, dia 14 de março, a equipe da AAPECAN (Associação de Apoio a Pessoas com Câncer) Santa Maria esteve na prefeitura municipal de Dilermando de Aguiar divulgando o trabalho da instituição e as ações de apoio e auxílio à pessoas com câncer.

Na ocasião, a assistente social, Michele Barbosa, a assessora de comunicação, Renata Teixeira e o motorista, Eduardo Lemes, foram recebidos pelo prefeito municipal, Claiton Ilha (MDB). Foram divulgadas as ações da entidade e o trabalho realizados durante os 12 anos de atuação da AAPECAN na região. A equipe também visitou a secretaria de saúde, conversaram com a secretária municipal, Barbara Leão de Brum, que conheceu um pouco mais dos serviços da Casa de Apoio.

A AAPECAN é uma entidade sem fins lucrativos e iniciou suas atividades em Santa Maria no dia 26 de junho de 2006. Atualmente, conta com um total de 2.224 cadastros já realizados e uma abrangência de 138 municípios.

A Aapecan oferece apoio e auxílio à pessoas com câncer que não têm condições de manter seu tratamento. A instituição distribui medicamentos, suplementos, dietas alimentares, alimentos, gratuitamente. Os donativos são adquiridos devido a colaboração dos contribuintes.

A instituição disponibiliza também de atendimento psicológico, jurídico, nutricional, além de atividades para os usuários como: reiki e oficinas de artesanato e de inclusão produtiva além de projetos para a terceira idade, entre outras atividades.

O trabalho é efetivado por meio de recursos arrecadados junto à população, através de uma equipe de telemarketing, que solicita ajuda em gêneros, recursos financeiros, parcerias, campanhas e promoções, que são revertidos em benefício aos usuários.

A colaboração pode ser realizada na sede da AAPECAN, localizada na Avenida Borges de Medeiros, 1.897, no Bairro Fátima ou por meio dos mensageiros, que se deslocam até a residência do contribuinte para arrecadar a doação. A Associação também realiza campanhas e palestras junto à comunidade, com o objetivo de orientar sobre as formas de prevenção e enfrentamento da doença.

CASA DE APOIO

Em julho de 2012, foi implantada a Casa de Apoio, com hospedagem para pacientes em situação de vulnerabilidade social, que realizam tratamento oncológico em Santa Maria e não possuem um local para se instalar. O ambiente é aconchegante, tornando-se o segundo lar dos usuários atendidos pela AAPECAN que oferece além da hospedagem, quatro refeições diárias aos usuários e acompanhantes. Este serviço é oferecido pelo tempo conforme a necessidade de cada usuário.

Você pode obter mais informações sobre a AAPECAN entrando em contato pelo telefone: (55) 3025-9400 ou pela página da instituição no Facebook: Aapecan - Associação de Apoio a Pessoas com Câncer - Santa Maria/RS

Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social - PMDA