Gladíolos serão produzidos na Escola Valentim Bastianello através do projeto "Flores para Todos", da UFSM

A Escola Municipal Valentim Bastianello, é a mais nova parceira do projeto de extensão da Equipe PhenoGlad, "Flores para Todos", da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Uma reunião com a participação do prefeito municipal, Claiton Ilha (MDB), do secretário municipal interino de educação, Upiragibe Ferrari Pinheiro, da diretora pedagógica, Jecelaine Barchet Lobler, da diretora da escola, Luciane Bello, da extensionista da Emater/RS-Ascar de Dilermando de Aguiar, Luana Fernandes Tironi e da Equipe PhenoGlad da UFSM, representados pelo professore Nereu Streck, apresentou os principais dados relativos ao cultivo da planta e como o projeto pode ser implantado na escola bem como os detalhes das ações da parceria.

Conforme a extensionista da Emater/RS-Ascar de Dilermando de Aguiar, Luana Tironi, os alunos da escola irão realizar o cultivo de gladíolos desde o plantio até a colheita, durante o ano letivo. Os gladíolos colhidos servirão para atender a demanda de eventos da escola e da prefeitura. As práticas de manejo serão realizadas sob a supervisão da Equipe PhenoGlad e dos extensionistas da Emater. Na reunião foi também apresentado, para as professoras, o aplicativo PhenoGlad Mobile, desenvolvido na UFSM, e que será usado no planejamento da produção dos gladíolos na escola durante este ano.

O projeto “Flores para todos” no RS é um projeto inclusivo de extensão voltada para a agricultura familiar e tem a parceria das Equipes PhenoGlad no RS e em SC com a Emater/RS-Ascar. O projeto está no segundo ano e visa a promover a floricultura como alternativa de renda e de diversificação de culturas para os agricultores familiares.

Confira mais imagens da reunião em nosso facebook
Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social - PMDA