Dia de campo apresentou os índices produtivos de 15 forrageiras tropicais

Na sexta-feira, 15 de março, produtores, técnicos e estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre as forrageiras tropicais. Um dia de campo, promovido pela Emater/RS em parceria com a secretaria municipal de agricultura e meio ambiente de Dilermando de Aguiar, apresentou os índices produtivos de 15 forrageiras tropicais. Dos modelos que foram apresentados destacam-se as braquiárias Mavuno, Convert, MG – 5 e panicuns Aruana, Tamani e Mombaça.

O chefe do escritório local da Emater/RS em Dilermando de Aguiar, Thiago Portella, destaca a importância em escolher uma forrageira adequada, pois ela deve atender aos objetivos da produção em questão e isso exige manejo adequado à produção animal, proporcionando boa palhada para os cultivos em sucessão. Conforme Thiago, tanto braquiárias quanto panicuns, servem para todas as fases da criação, mas são mais indicados na recria e na engorda de bovinos podendo serem usadas também na produção de leite gerando economia e sustentabilidade.

O dia de campo, que aconteceu na fazenda Santa Luiza, propriedade de Denio Rocha, na localidade de Cerro da Porteirinha, contou com as seguintes estações:
🍃 Implantação e manejo de forrageiras;
🍃 Apresentação dos índices produtivos de 15 forrageiras (braquiárias e panicuns) da Unidade Demonstrativa;
🍃 Tecnologias para o controle de plantas invasoras em pastagens;
🍃 Uso adequado do Solo (área 2).

Participaram do evento o prefeito municipal, Claiton Ilha (MDB), o secretário municipal de agricultura e meio ambiente, Inacio Paim Teixeira, a assistente técnica regional e supervisora da Emater, Áurea Geanet Reinstem Schroder, além de técnicos, estudantes e produtores de Dilermando de Aguiar, Tupanciretã, Julio de Castilhos, Cacequi, São Gabriel, Santiago, Jaguari e Santa Maria.

Confira mais imagens em nosso facebook

Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social - PMDA