Secretaria de saúde realiza curso de atendimento ao Trauma e Reanimação Cardio Pulmonar

Com o objetivo de, cada vez mais, melhorar o atendimento aos pacientes e de qualificar os servidores da secretaria municipal de saúde de Dilermando de Aguiar, todos os profissionais (médicos, enfermeiros, odontóloga, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeuta, motoristas, fiscal sanitário e diretores das UBS) realizaram na sexta-feira (15), na câmara de vereadores, um curso de atualização em Atendimento ao Trauma e RCP (Reanimação Cardio Pulmonar) para casos de urgência e emergência.

Após a parte teórica do curso os servidores realizaram a parte prática do curso que contou com o reconhecimento de situações de emergência potencialmente fatais em crianças, adolescentes e adultos e realizaram ressuscitação cardiopulmonar pediátrica (RCP), manobras de desobstrução das vias aéreas de modo seguro, oportuno e eficaz e utilizaram um desfibrilador externo automático (DEA). Também foram praticadas técnicas de verificação de sinais vitais, mobilização e transporte de pacientes e vítimas de traumas bem como o exame primário para a avaliação completa do estado da vítima e o exame secundário, que visa descobrir quais foram as lesões sofridas.

Para a secretária municipal de saúde, Barbara Leão de Brum, embora cada acidente tenha características próprias, alguns procedimentos essenciais devem ser observados em todas as situações de emergência. "É importante saber que as duas primeiras horas após o acidente são decisivas para o tratamento eficaz dos ferimentos e a sobrevivência da vítima. Portanto, uma leitura cuidadosa das técnicas possibilitará mais segurança e controle emocional na hora de prestar o socorro", completa Barbara.

Os demais servidores da área de saúde do município como os Agentes Comunitários de Saúde, o motorista da ESF (Estratégia Saúde da Família), o motorista da van, os estagiários, os agentes administrativos, as serventes, e a Auxiliar de Saúde Bucal, realizarão o curso em julho após o chamamento do concurso publico.

Devido ao curso o atendimento à comunidade foi realizado em regime de plantão. O atendimento retorna ao normal nesta segunda-feira, 18 de março.

Mais imagens em nosso facebook

Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social - PMDA