Pactuando experiências | Conhecimento e autonomia das famílias rurais é tema de excursão à São Vicente do Sul

Por: Arlei Silveira

O escritório municipal da Emater de Dilermando de Aguiar juntamente com a Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Cidadania, estimulando o o desenvolvimento integral e sustentável dos produtores rurais do município, promoveu na quinta-feira (27), um passeio com os integrantes do programa socioassistencial desenvolvido pela Emater com o apoio da secretaria de assistência.

O grupo conheceu as instalações do IFFAR (Instituto federal Farroupilha), em São Vicente do Sul, onde conferiu todo o processo de estudo dos alunos, desde o ingresso até a formação. o grupo também conheceu as estações de estudo, desde a de gado leiteiro, passando pela área avícula, de suinocultura até o processamento final dos produtos para o consumo.

Após o almoço, oferecido pelo instituto, a equipe dirigiu-se até o 1º Distrito de são Vicente do Sul, na localidade de Rincão dos Rumpel, onde foram recebidos pela família Lichtenecker onde foram discutidos assuntos sobre gestão da propriedade rural, olericultura, saneamento básico e segurança, e soberania alimentar. Crescêncio Medeiros, chefe do escritório local da Emater, comentou que há um trabalho de conscientização do uso natural dos resíduos de tudo o que é produzido no local. Maurício Lichtenecker, jovem produtor e administrador da propriedade, conta que tudo foi pensado e desenvolvido em conjunto com a Emater e a secretaria de agricultura de São Vicente do Sul e que o trabalho desenvolvido tornou-se referência na região. Os dilermandenses puderam observar o cultivo de morangos, a organização do local e conhecer um pouco do que é produzido e transformado dentro da propriedade. Na produção destacam-se hortifrutis, a avicultura, a suinocultura, a pecuária de corte e de leite, batata doce, milho e soja.

Para a extensionista da Emater de Dilermando de Aguiar, Iolanda oliveira, o passeio foi um momento impar para que os envolvidos conheçam um pouco mais sobre os trabalhos desenvolvidos pela entidade em benefício dos pequenos produtores da região. "Temos um planejamento no escritório municipal com várias atividades que buscam atender as necessidades das famílias assistidas, de forma a colaborar com o seu desenvolvimento e autonomia", completou Iolanda.

Ao final do passeio o grupo conheceu o centro da cidade, registrou imagens na praça central, Borges de Medeiros e no Coreto, com arquitetura neoclássica e artnoveau, construído por um mestre italiano com peças trazidas diretamente do país europeu, para os festejos dos cem anos de independência do Brasil, em 1922, durante a gestão do Intendente Armando Vitorino Prates.

Mais imagens em nossa Fan Page https://www.facebook.com/pmdars/

Texto: Arlei Silveira - Jornalista