A ponte provisória na ERS-530, que liga Dilermando de Aguiar a São Pedro do Sul, foi oficialmente liberada para o trânsito na manhã desta terça-feira (25). A reabertura da passagem ocorre após um trabalho conjunto entre as prefeituras dos dois municípios, cooperativas, agricultores e o comércio local que se uniram para viabilizar a obra.
A estrutura provisória foi necessária após a ponte original ser danificada pelas enchentes de maio do ano passado, quando um dos pilares foi levado pela força das águas. Desde então, o trânsito no trecho estava bloqueado, impactando a mobilidade da população.
Ao assumir a administração municipal em janeiro deste ano, a prefeitura de Dilermando de Aguiar deu continuidade ao projeto da ponte provisória, que foi locada de uma empresa de São Paulo por um período de um ano. Durante a execução da obra, foi necessário um reforço no aterro das cabeceiras, com o acréscimo de mais de 12 mil metros cúbicos de pedra – um volume superior ao previsto no contrato inicial, que estipulava 5,4 mil metros cúbicos.
O município assumiu a responsabilidade de buscar parcerias para concluir a obra o mais rápido possível. “Essa conquista só foi possível graças ao esforço conjunto de diversas pessoas, incluindo os servidores públicos, que trabalharam incansavelmente, inclusive aos finais de semana e feriados, para garantir a conclusão da ponte provisória”, destacou a administração municipal.
A prefeitura reforça que segue empenhada para que o governo do Estado viabilize a construção de uma ponte definitiva no local o mais breve possível.
A administração municipal já foi contatada por uma empresa interessada em realizar a obra da ponte definitiva. No entanto, essa obra é de responsabilidade do Estado, e a prefeitura seguirá acompanhando os trâmites do processo até sua execução e conclusão. “Essa obra é para a comunidade de Dilermando de Aguiar e São Pedro do Sul, que depende da rodovia no dia a dia. Seguimos trabalhando para garantir uma solução permanente para essa importante ligação”, afirmou o prefeito Jorginho Saidelles.
A administração municipal agradece a todos os servidores das prefeituras de Dilermando de Aguiar e São Pedro do Sul, seus administradores, empresários, comunidades, cooperativas e o comércio local, que estiveram ao lado do projeto, ajudando e colaborando, inclusive financeiramente, para a realização e concretização deste trabalho. “Sem esse esforço coletivo, essa obra não teria sido possível. Nossa gratidão a cada um que contribuiu para essa conquista”, reforçou o vice-prefeito Marcelo Dotto.