Dilermando de Aguiar busca experiências em Santiago para fortalecer a Feira da agricultura familiar e a educação integral no município

219f73e4-a068-4b54-98fc-6a028bec0ba4.jpg

5f11ff15-7f74-422d-8495-8bd5469c64a1.jpg
 
be847fd8-1a24-410b-bed2-8df8a939f099.jpg
 

Na tarde de quinta-feira (24), uma comitiva liderada pelo prefeito Jorginho Saidelles, esteve em Santiago em uma visita técnica marcada para troca de experiências e aprendizado. A comitiva contou com a presença do secretário de Educação, Eleodoro Alves, do diretor de Programas de Saúde, Clauber Nunes, do Engenheiro Agrônomo, Extensionista Rural Agropecuário da Emater/RS, Ricardo Marconato, além de feirantes locais do município.

Recepcionados no gabinete do prefeito de Santiago, Marcelo Gorski de Matos, e da vice-prefeita Mara Rabelo, o grupo dilermandense também foi acolhido pela secretária de Educação, Maria Joceli dos Santos Figueiredo, o gestor técnico rural Cássio Pertasso, o secretário de Agricultura, Ernandes Tadeu Machado, e a secretária do Meio Ambiente, Andriele Martins Peruffo.

Durante o encontro, o prefeito Jorginho agradeceu a recepção e ressaltou a importância da parceria entre os municípios. A visita teve como foco a implantação do Vale-Feira em Dilermando, aprovado recentemente na Câmara de Vereadores, e a busca de referências no modelo de feiras adotado por Santiago.

O prefeito Marcelo explicou o funcionamento da feira e dos programas Pila Verde e Pila Azul, iniciativas de incentivo à alimentação saudável e sustentabilidade. O “Pila Verde” promove a troca de resíduos recicláveis por moedas sociais que podem ser usadas em feiras, enquanto o “Pila Azul” é voltado à compra de produtos coloniais para famílias em situação de vulnerabilidade.

Na sequência, o Prefeito Jorginho e o secretário Eleodoro, visitaram a Escola Municipal de Turno Oposto Criança Feliz. Lá, foram recebidos pela diretora Raquel Viana, a vice-prefeita Mara e a secretária de educação Maria Joceli. A escola atende atualmente mais de 300 crianças, oferecendo aulas de reforço e oficinas de música, dança, teatro, robótica, capoeira, natação, canto, informática, entre outras — muitas delas em parceria com o Senac e com a Secretaria de Esportes e Lazer. Na visita foi apresentado o espaço físico, os programas e suas formas de desenvolvimento. Ficou acordado que em outra oportunidade uma equipe da secretaria de educação de Dilermando fará uma nova visita a escola.

Segundo o prefeito Jorginho, essa experiência é uma inspiração para Dilermando, que busca implementar ações semelhantes em sua rede municipal.

Após a visita na escola o prefeito Jorginho e o secretário se dirigiram a Feira do Bairro Vila Nova, onde aguardava os demais da comitiva, onde foram recebidos pelo presidente Nereu Bertasso e o gestor técnico rural Cássio Pertasso. O grupo conheceu a estrutura da feira, os produtos e conversou com os feirantes locais, fortalecendo o diálogo e buscando ideias para aplicar em Dilermando de Aguiar.

A Administração Municipal agradece a calorosa recepção dos santiaguenses, em especial à Prefeitura de Santiago, por proporcionar um dia de grande aprendizado e cooperação.

dilermando de aguiar

Avenida Ibicuí, 1001
Dilermando de Aguiar - RS
Cep 97180 - 000 
 
 
Horário de Atendimento
Seg-Sex 08h às 12h
Exp. interno das 13h às 17h