Professores da rede municipal de ensino participam de capacitação do PNAIC

O programa aborda, também, temáticas culturais que serão desenvolvidas nas escolas

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, empenhada em melhorar cada vez mais o desempenho do município no Índice de Desenvolvimento na Educação Básica, reuniu, na quarta-feira, dia 13 de junho, no anexo da câmara municipal de vereadores do município, um grupo de professores da rede municipal de ensino, para discutir sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O encontro foi uma oportunidade de refletir sobre as metodologias trabalhadas em sala de aula, verificar os resultados obtidos com o trabalho desenvolvido e também abordar as mudanças que precisam ser adotadas para tornar a escola muito mais atrativa, participativa e moderna. A capacitação faz parte das ações da Prefeitura Municipal de Dilermando de Aguiar para assegurar aos alunos da rede municipal um atendimento especializado nos primeiros anos da alfabetização.

Os encontros formativos caracterizam-se como um espaço de diálogo e trocas, onde as propostas serão de acordo com as demandas elencadas por cada docente em relação as suas turmas. "É um momento pensado e organizado para propiciar a reflexão permanente das professoras, buscando alcançar metas e estratégias para suprir as necessidades de cada estudante da rede municipal, atendido pelas participantes do encontro", destacou a Secretária de Educação, professora Marilei Oliveira. Além das capacitações às professoras, o programa aborda temáticas culturais que serão desenvolvidas nas escolas envolvendo professores e estudantes.

Outros encontros ocorrerão ao longo do ano letivo, tendo como propósito o apoio às docentes da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, ciclo de alfabetização, a refletirem sobre sua prática, planejarem e partilharem experiências, utilizando-se da Base Nacional Comum Curricular. As professoras do quadro do magistério do município, Maria do Carmo Vargas e Rosana Teixeira, capacitadas junto à UFSM, trazem aos demais colegas, as propostas formativas adquiridas nas capacitações.

O PNAIC, conta com o apoio do Ministério de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, da Secretaria Municipal de Educação e tem como coordenadora local a professora Alexandra Rosa.

Assessoria de Comunicação - PMDA
Texto: Arlei Silveira