Criação de Micro Regionalização poderá garantir o aumento na oferta de serviços de especialização no hospital municipal de São Pedro do Sul

Reunião tratou também da garantia no atendimento médico e a inclusão de novas especialidades médicas no hospital

O Prefeito municipal de Dilermando de Aguiar, Claiton Ilha (MDB), acompanhado de prefeitos da região, participou na tarde de terça-feira, 03 de julho, em porto Alegre, de uma reunião com o Secretário Estadual de Saúde, Francisco Zancan Paz (Chico Paz). Na pauta do encontro, a garantia de atendimento médico, o aumento na oferta de serviços de especialização, oferecidos pelo SUS, e a inclusão de novas especialidades médicas, aos paciente dos municípios da região, por parte do Hospital Municipal, Dr. Getuinar D' Avila Do Nascimento, em São Pedro do Sul.

O prefeito Claiton Ilha informa que mensalmente o município repassa à instituição o valor aproximado de R$ 21.840 mil. Devido os altos custos para a manutenção dos serviços, o prefeito alerta que há o risco iminente de o atendimento aos pacientes de Dilermando de Aguiar e de outras localidades ser suspenso. O Hospital já é referência para vários municípios da região, oferecendo atendimento médico em regime de plantão, ambulatorial e hospitalar aos moradores de Dilermando de Aguiar, Toropi, Jari, Quevedos e de outros municípios da região.

Conforme o Assessor do Departamento de Assuntos Municipais da Casa Civil do RS, Helton Adriano Haas, que participou da reunião, ao final do encontro os participantes concordaram na realização de um estudo de viabilidade para a criação de uma "Micro Regionalização", junto aos municípios e à Coordenadoria Regional de Saúde, visto que os municípios não tem condições financeiras e estruturais para oferecerem os serviços tratados na pauta do encontro.

O hospital atende, aproximadamente, 100 dilermandenses mensalmente.

Assessoria de Comunicação - PMDA
Texto: Arlei Silveira