Escritório municipal da Emater auxilia no controle da lagarta em lavouras do município

Texto: Arlei Silveira

O escritório da Emater de Dilermando de Aguiar está proporcionando a encomenda de microvespa (Trichogramma Prestiosum) aos agricultores de Dilermando de Aguiar. O inseto é utilizado no controle de ovos de muitas espécies de mariposas, como as presentes na cultura do milho, do tomate, da soja, de citrus e de hortaliças.

A Trichogramma Pretiosum é uma microvespa utilizada no controle biológico de Lepidópteros, espécies de lagartas que atacam as plantações. Ao serem lançados nas lavouras, os ovos parasitados com a microvespa potencializam o controle biológico natural, parasitando ovos de mariposas e impedindo a eclosão de novas lagartas pragas das lavouras. Por este motivo é importante a encomenda nos primeiros sintomas de presença da lagarta, antes do ataque severo.

A área mínima para encomenda é de 0,5 ha. Cada 0,5 ha custa R$: 10,00 a cartela, mais R$: 20,00 o frete que pode ser dividido entre os produtores da região beneficiada.

Mais informações com os extensionistas no escritório municipal da Emater ou pelo telefone 3612-4111.